sexta-feira, 29 de abril de 2011

Nutrição




O poder de cura dos cereais


Incluí-los nas refeições, duas vezes ao dia, previne doenças do coração, diabetes e ainda combate a obesidade

POR FABIANA GONÇALVES


As pesquisas realizadas até agora indicam que uma alimentação rica em cereais integrais - trigo, aveia, arroz e milho - , como parte de um estilo de vida saudável, pode fazer muito bem ao organismo humano. De acordo com vários estudos, o consumo desses produtos, associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida de qualidade e com baixo teor de gorduras, ajuda a diminuir os níveis de colesterol e a manter o coração em dia.

Isso porque esses alimentos são ricos em nutrientes e fitocompostos com conhecidos benefícios para a saúde, como fibra alimentar, antioxidantes e fitoestrógenos, a exemplo de lignina, vitaminas e minerais.

Num estudo feito nos EUA, "Dieta e Coração: Considerações", pesquisadores analisaram a dieta alimentar de 337 pessoas durante 20 anos e concluíram que a redução no risco de doença cardíaca poderia ser atribuída a uma alta ingestão de fibra de cereais.

"E mais: existem evidências, em pesquisas recentes, sobre o impacto positivo que comer cereais integrais pode ter no controle do peso, pois as fibras absorvem a água e formam géis, ficando mais tempo no estômago, o que proporciona mais saciedade", explica a nutricionista Silvia Cozzolino, professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP e presidente da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (Sban).

Para o endocrinologista Bruno Geloneze, diretor da Sociedade Brasileira de Diabetes e secretário da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso), entre as causas mecânicas da obesidade está o fato da população ter uma alimentação rica em gorduras e carboidratos refinados e pobre no consumo de fibras e cereais integrais. "A obesidade é uma doença. Só para ter uma idéia, o baixo consumo desses alimentos contribui para o aumento do colesterol ruim (LDL) triglicérides, resistência a insulina, diabetes, obesidade visceral, cinco sintomas da Síndrome Metabólica ", explica.

"Dados da Associação Americana de Diabetes garantem que o consumo diário de pelo menos três porções desses não refinados reduz em 30% o risco de desenvolver o diabetes tipo 2", afirma o médico. "Em quem já é portador da doença, há uma redução entre 16% e 19% da glicemia após a refeição, ou seja, não vai ter o pico de glicose", afirma.

"Se compararmos com um paciente de diabetes tipo 2, veremos que aquele que consumiu 10 g de glicose pura ou a mesma porção de carboidrato simples (massas e doces feitos com farinha branca) terá, logo, esse pico de açúcar no sangue. Portanto: o consumo de alimentos integrais melhora a ação da insulina no corpo", diz Raul Dias dos Santos, livre-docente em Cardiologia da Faculdade de Medicina da USP e diretor da Unidade de Lípides do Hospital das Clínicas, em São Paulo.

Para entender por que os cereais integrais são tão bons para emagrecer, Geloneze, ensina: "Uma porção de alimentos integrais faz grande volume no estômago, mas tem baixa densidade de energia por grama e precisa de boa mastigação para ser digerido". Ele mostra como o alimento age no organismo:
Aumenta a saciação. "Ou seja, a pessoa se sente satisfeita com uma porção menor", afirma.
Garante a saciedade. "A pessoa vai demorar mais tempo para sentir fome."

Clique e veja a receita

PÃO DE FARELO E FRUTAS

INGREDIENTES
● 1 lata de 425 g de peras em conserva
● 1/4 xíc. (chá) de óleo de canola
● 2 ovos levemente batidos
● 1 col. (chá) de essência de baunilha
● 1 1/3 xíc. (chá) de farinha de trigo integral
● 2/3 xíc. (chá) de farelo de aveia
● 2/3 xíc. (chá) de farelo de trigo
● 1/3 xíc. (chá) de açúcar
● 1 col. (sopa) de fermento em pó
● 1/2 col. (chá) de canela moída
● 1 pitada de sal
● 2/3 xíc. (chá) de ameixas secas sem caroço ou damascos desidratados
● 1/3 xíc. (chá) de nozes picadas (opcional)

MODO DE FAZER
1. Escorra as peras e reserve o suco.
2. No liquidificador, coloque as peras e metade do suco e bata até obter uma mistura uniforme.
3. Transfira a mistura para uma medida de 2 xíc. (chá) e acrescente o restante do suco até completar 1 1/3 xíc. (chá).
4. Junte o óleo, os ovos e a essência de baunilha ao purê de pêra e misture bem. Reserve.
5. Numa tigela, misture a farinha de trigo integral, o farelo de aveia, o farelo de trigo, o açúcar, o fermento em pó, a canela e o sal.
6. Acrescente o purê de pêra à mistura de farinha e mexa bem. Junte as ameixas ou os damascos e, se desejar, as nozes e mexa.
7. Unte um tabuleiro de 20 cm X 10 cm e despeje a mistura de maneira uniforme.
8. Asse em forno a 175 graus por cerca de 45 min. ou até que enfie um palito no meio do pão e este saia limpo.
9. Retire-o do forno e deixe descansar em temperatura ambiente por 15 min., antes de cortar e servir.

Quanto consumir...

"Todo excesso é prejudicial e, com os cereais integrais não poderia ser diferente", diz a nutricionista Silvia Cozzolino. Por ter os grãos intactos, ele são mais calóricos. "Eu diria que a melhor maneira de medir uma porção de cada alimento - e isso inclui todos os tipos _ seria pelo tamanho da mão em concha. Não mais que isso", explica a especialista. Veja como consumir os cereais integrais em porções que cheguem ao ideal de 40 gramas diárias. A nutricionista ensina a dividi-los entre as refeições:
CAFÉ DA MANHÃ
● 2 fatias de pão integral ou
● 1/2 xíc. (chá) de cereal integral (aveia, milho, trigo e centeio) com leite ou iogurte desnatado
LANCHE DA MANHÃ E DA TARDE
● 2 torradas integrais ou
● 3 col. (sopa) de cereal integral com 1 pote de iogurte desnatado
ALMOÇO E JANTAR
● 3 col. (sopa) de arroz integral ou
● 3 col. (sopa) de polenta feita com fubá

RECEITA RETIRADA DO LIVRO 200 RECEITAS DE BONS CARBOIDRATOS, SANDRA WOODRUFF, EDITORA SEXTANTE

Oração para não ficar Rabugento(a)






INDICADO PARA TODAS AS IDADES!

Ó Senhor, tu sabes melhor do que eu que estou envelhecendo a cada dia.
Sendo assim, Senhor, livra-me da tolice de achar que devo dizer algo, em toda e em qualquer ocasião.
Livra-me, também, Senhor, deste desejo enorme que tenho de querer pôr em ordem a vida dos outros.
Ensina-me a pensar nos outros e a ajudá-los, sem jamais me impor sobre eles, mesmo considerando com modéstia a sabedoria que acumulei e que penso ser uma lástima não passar adiante.
Tu sabes, Senhor, que desejo preservar alguns amigos e uma boa relação com os filhos, e que só se preserva os amigos e os filhos quando não há intromissão na vida deles.
Livra-me, também, Senhor, da tolice de querer contar tudo com detalhes e minúcias e dá asas à minha imaginação para voar diretamente ao ponto que interessa.
Não me permita falar mal de alguém.
Ensina-me a fazer silêncio sobre minhas dores e doenças.
Elas estão aumentando e, com isso, a vontade de descrevê-las vai crescendo a cada ano que passa.
Não ouso pedir o dom de ouvir com alegria a descrição das doenças alheias; seria pedir muito.
Mas, ensina-me, Senhor, a suportar ouvi-las com paciência.
Ensina-me a maravilhosa sabedoria de saber que posso estar errado em algumas ocasiões.
Já descobri que pessoas que acertam sempre são maçantes e desagradáveis.
Mas, sobretudo, Senhor, nesta prece de envelhecimento, peço:
Mantenha-me o mais amável possível.
Livrai-me de ser santo(a).
É difícil conviver com santos!
Mas um(a) velho(a) rabugento(a), Senhor, é obra prima do mal! Poupe-me, por misericórdia.
E proteja-me contra os mal intencionados.
Assim seja!
Amém!

terça-feira, 26 de abril de 2011

Aceitando as pessoas e situações como elas são








» por Camila Reitz


Sempre fui uma pessoa que não se conforma facilmente com os fatos que envolvem injustiça, falta de caráter e, principalmente, acontecimentos que são desagradáveis para mim. Também sempre tive muita dificuldade em aceitar as pessoas como elas são, principalmente quando elas não são exatamente como eu gostaria que fossem. Sou uma pessoa comum, não diferente de todas as que julgam e tem aquela frase formada na ponta da língua: “na situação dele ou dela, EU faria de outra forma”.

Confesso que percebi, ao longo dos anos, que esse tipo de postura só fazia mal a mim mesma, afinal esse inconformismo produzia um sentimento de frustração muito grande que levava a um estado de raiva e não aceitação dos fatos. Compreendi e comecei então a perceber que as coisas são como são, e as pessoas agem da melhor forma que conseguem. Basicamente, não há nada que eu possa fazer, a não ser me responsabilizar pelas minhas escolhas e acomodar as situações e as pessoas como elas são.

Mais tarde aprendi, no livro O valor dos valores, escrito por Svami Dayananda Sarasvati, um valor chamado kshanti, que é freqüentemente traduzido como tolerância, ou capacidade de suportar. Porém, a melhor tradução para nossa língua é acomodação. Não no sentido de acomodar-se e não fazer nada, mas ter a capacidade de aceitar sem resignação. É um desistir da expectativa ou da exigência pela mudança da outra pessoa ou da situação. É aceitar com o coração tranquilo. E, em alguns casos, sabemos que isso não é nada fácil, e por esse motivo dizem que kshanti é uma das características dos homens santos.

Pense em algo que você não gostou, ou uma pessoa que lhe tira do sério, e irá perceber que, na maioria das vezes, acomodar é uma tarefa muito difícil. Afinal de contas, “EU sei o que é melhor e ajo para que os resultados das minhas ações sejam de acordo com as minhas expectativas”. Jamais faço uma ação para que o resultado seja errado. Jamais imagino que um amigo tenha uma ação inesperada por mim. Tenho expectativas, e elas são altas.

E é aqui que as experiências vividas e o conhecimento adquirido pela prática de Yoga e pelo estudo dos Vedas nos trazem conforto nas horas de dificuldades. Existem várias formas de encarar algo que deu “errado”, ou melhor, que não encaixa com as minhas expectativas.

Nutrimos muitas expectativas, e acabamos sofrendo quando não nos responsabilizamos pelas nossas escolhas. Lembre que escolhas conscientes prevêem falhas. Geralmente retiramos nossa responsabilidade em relação às escolhas quando trabalhamos em grupo ou estamos resolvendo algo em família. Outra forma de sofrer muito é se colocar no lugar de vítima, e ficar com aquela pergunta sofredora e sem resposta: “por que que as coisas erradas só acontecem comigo?”, ou seja, retirando a responsabilidade de mim, culpando os outros e o Universo. Quando assumo minha responsabilidade, me torno forte o suficiente para aceitar os resultados das minhas ações, independente de quais sejam.

Vamos pensar sobre formas de agir que ajudam a aceitar as coisas como elas são e assim ser feliz, independentemente das minhas expectativas. Afinal, a felicidade está em viver o presente, e viver esse presente é aceitar as situações como elas são, sem projetar no futuro nem remoer o passado.

Primeiro lembre-se que, quanto mais exigente você for com você, mais expectativas terá. E, geralmente, quando sou exigente comigo, tenho a tendência de ser ainda mais exigente com os outros. Dessa forma, fica difícil para mim aceitar o meu próprio erro, e acabo por me culpar, e fica mais difícil ainda aceitar o erro do outro.

Para acomodar as pessoas é necessário compreender que nunca encontrarei um relacionamento que não necessite de acomodação. Afinal, todas as pessoas têm qualidades maravilhosas e também defeitos insuportáveis. Tenha sempre em mente que ninguém é somente ruim, e, assim como eu tenho vários defeitos, também tenho minhas qualidades. Exercitando um olhar amplo, e percebendo o lado bom de cada ser, o coração se abre, tornando-se capaz de aceitar as pessoas como elas são, sem cobranças ou expectativas de que elas sejam diferentes.

Acomodar as situações requer um estado de Yoga, onde há plena consciência ao escolher as minhas ações. Sou responsável pelos meus atos, e consciente de que minha visão não é ampla o suficiente para perceber a amplitude dos fatos através dos anos. O tempo e a entrega também nos ensinam a viver e apreciar tudo como é, pois sabemos que os anos ensinam coisas que os dias desconhecem. Tudo tem sua perfeita ordem, e é exatamente da forma que tem que ser. Com essa atitude, aproveito cada momento, pois ele é único. Abro meu coração e sou feliz, independentemente dos acontecimentos externos.

E, quando for difícil acomodar as situações, experimente repetir esta frase que aprendi com meu amigo, Professor Hermógenes: “Entrego, Confio, Aceito e Agradeço”. Pode ter certeza que funciona.

Om Shanti.

domingo, 24 de abril de 2011

10 DICAS PARA EMAGRECER DE MANEIRA SAUDÁVEL E EQUILIBRADA








Emagrecer rapidamente é um desejo presente na lista de todo mundo que não foi agraciado com aquele corpinho perfeito. Dicas e receitas de como emagrecer rápido são criadas todos os dias. Mas será que este ideal moderno é alcançável?

O médico e psicanalista Wanderley Amorim preparou uma lista com 10 dicas de como emagrecer de maneira saudável e equilibrada. Você não irá emagrecer rapidamente, mas irá emagrecer lentamente e de maneira saudável se seguir a lista a risca.


1-Não tenha pressa. Se você está acima do peso, pergunte-se há quanto tempo carrega esse excesso. Então, para que eliminar peso do dia para a noite?

2- Pratique exercícios físicos diariamente.

3- Nunca pule o café da manhã, ou mesmo uma refeição principal, assim a vontade de beliscar fora de hora será bem menor.

4-Mantenha um diário alimentar. O diário ajuda a eliminar certos maus hábitos alimentares como o de buscar de modo quase inconsciente alimentos de pouco valor nutritivo e de alto índice calórico.

5- Não exclua de um dia para outro aquele alimento que só de pensar dá água na boa. Na verdade, nunca o exclua, mas saiba quando e quanto pode ingerí-lo.

6- Controle a ansiedade. Encontre uma distração ou um hobby que faça com que a sua atenção desvie da comida.

7- Elimine a manteiga e a maionese de sua dieta. No lugar da maionese use mostarda e no da manteiga use queijo ou iogurte natural, ambos são pobres em gordura e em calorias.

8- Existem certos "beliscos" que não engordam e você pode até levar para o cinema, evitando guloseimas que se vendem nestes locais; experimente frutas desidratadas sem açúcar.

9- Não repita uma refeição. Faça quatro ou cinco pequenas refeições por dia no lugar de uma ou duas refeições de maior quantidade; para sobremesa coma frutas ou salada de frutas no lugar dos doces.

10- Evite comer doces após o jantar. Uma boa opção é tomar uma xícara de chá sem cafeína, como chá de ervas.

Fonte- Médico e Psicanalista Wanderley Amorim, com experiência na área de emagrecimento há 26 anos. http://drwanderleyamorim.blogspot.com/